ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CATAPORA: Prefeitura de Boa Vista intensifica vacinação em abrigos

As equipes de imunização da prefeitura executaram nesta sexta-feira, 11, uma ação de bloqueio vacinal no abrigo de venezuelanos no Nova Canãa. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão da varicela (catapora) dentro do local. A medida foi tomada desde que foi identificado um caso da doença no abrigo Rondon 1, na última terça-feira.

A diretora de vigilância epidemiológica de Boa Vista Roberta Calandrini explica, no entanto, que o surto da catapora em abrigos ocorre desde o ano passado. O surto da varicela já acontece desde o ano passado em cinco abrigos e a prefeitura vem trabalhando efetivamente, conforme preconiza o Ministério da Saúde, que é realizar ações de bloqueio na população dos abrigos. Hoje nós temos dois casos registrados, um no abrigo Rondon 1 e outro no Nova Canãa.

Catapora – A catapora ou varicela é uma doença cuja evolução é geralmente benigna, com sintomas leves, e o próprio organismo da pessoa infectada cria as defesas que servirão para protegê-lo para o resto da vida.

Apesar de ser uma doença benigna e tão disseminada, a catapora deve ser tratada de forma cuidadosa, evitando o contato do doente com outras pessoas e observando as prescrições do profissional de saúde para sua cura completa e rápida, com o mínimo de transtornos para o paciente, sua família e a comunidade.

FONTE: SEMUC

Compartilhe!

Deixe uma resposta